Veneto
A Nossa Terra e Nossas Coisas
Rio Grande do Sul é o nome do estado situado no extremo sul do Brasil. Exatamente no coração geográfico deste estado está Santa Maria. É uma terra de gaúchos-venetos. No Rio Grande do Sul, vivem cerca de três milhões de descendentes de italianos e cerca de 54% são originários do Veneto. É a segunda maior concentração de descedentes de Venetos do mundo.
O povo do Rio Grande do Sul se orgulha de ser gaúcho. Os italianos que vieram para cá e aqui se estabeleceram adotaram este estilo de vida. Ser gaúcho é ser livre, honesto, franco e hospitaleiro. É gostar de mate a churrasco. É gostar da vida do campo, de canções e danças gaúchas. É pensar e viver como gaúcho. Os venetos fazem tudo isso, com muito orgulho.A Itália está dividida em regiões e estas em províncias. A Região do Veneto é formada por 7 províncias: Veneza, Verona, Padova, Treviso, Vicenza, Belluno e Rovigo. O Círculo Veneto da AISM, fundado em 1995, tem por finalidade:- Agregar as famílias de descendentes vênetos, residentes em Santa Maria e Região centro do RS.- Conservar e incentivar junto às famílias as tradições, virtudes, valores e características do povo Veneto.- Promover, via parceria com a Região do Veneto, oportunidades de intercâmbio para os descendentes. O Circolo Veneto da AISM é filiado ao Comitato Veneto do Rio Grande do Sul (COMVERS), facilitando e ampliando as oportunidades de intercâmbio. Atual diretoriaPresidente – Isabel Cristina Dalcin Quirino.Vice Presidente – Tomaz Bortoluzzi.

Friulano
O Circolo Friulano ou Fogolar Friulano di Santa Maria, é uma entidade que visa agremiar descendentes de italianos friulanos (procedentes da região italiana do Friuli Venezia-Giulia) residentes no município de Santa Maria e região.
Além de Santa Maria, outros municípios da região também possuem fogolares atuantes. Sendo uma das entidades que constituem a AISM – Associação Italiana de Santa Maria – e filiada ao Ente Friuli Nel Mondo – instituição italiana de cunho cultural – o Fogolar Friulano di Santa Maria atualmente concentra seus esforços no fechamento de convênios entre instituições de ensino brasileiras e friulanas, no desenvolvimento de projetos culturais, bem como agilizando oportunidades de estudo e aprimoramento profissional de jovens descentes friulanos brasileiros na Itália.
Atividades desenvolvidas:
São realizados jantares e reuniões períodicas, além de ser o gerenciador de projetos entre a Universidade de Udine / Itália com a Universidade Federal de Santa Maria, e também com o Friuli nel Mondo.
Estrutura Hierárquica:
Presidente: José Zanella
Vice-Presidente: Roberta Rossi
1° Secretário: Everton Filipetto Dallasta
2° Secretário: Maryane machado Simonetti
1° Tesoureiro: José carlos Brondani
2° Tesoureiro: Mariano Bertoldo Simonetti
Como se tornar membro?
É membro do Fogolar Friulano di Santa Maria todo o Associado da AISM, descendente de italianos friulanos.
Contato Circolo Friulano:
circolofriulano.sma@gmail.com

Emilia-Romagna
É um grupo regional que congrega descendentes de italianos oriundos da região Emilia-Romagna com a finalidade de preservar a cultura, a tradição, os costumes e propiciar intercâmbios.
Estes são alguns sobrenomes da Região Emilia-Romagna:
* Belocchio
* Bianchi
* Bonini
* Guareschi
* Guidi
* Guitti
* Longhi
* Ragazzi
* Righi
* Roversi
* Saccani
* Tognotti
* Torri
* Vilani